quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dia mundial do Petróleo


Pois é...

Não é que existe um dia mundial do petróleo?! E acreditem tem também o dia do petróleo Brasileiro! (Dia 03 de outubro, para os curiosos)

Queria ficar feliz com as conquistas de novas tecnologias na área petrolífera; ainda mais o Brasil, sempre a frente na extração em alto mar, mas mesmo com esses inúmeros avanços o risco do acidente sempre existe.
Risco esse, maior ainda se tratando da "recém descoberta" camada pré sal; localizada a 7 mil metros abaixo do nível do mar em uma área de 200 quilômetros de largura e 800 quilômetros de extensão, abrangendo desde o ES até SC, e ainda pode colocar o Brasil entre os maiores produtores mundiais de petróleo. Será que o dinheiro vale o risco?!

Quanto maior a profundidade, maior a probabilidade de acidentes, e catástrofes (como no Golfo do México).
Não adianta falar em geração de energia, porque hoje existem N maneiras diferentes de geração de energia, inclusive do lodo. Essa desculpa não serve mais, pelo menos para nós brasileiros, já que no Brasil, toda energia, ou grande parte dela, vem dos nossos rios.

Penso que já está mais do que na hora do nosso país dar exemplo, e seguir exemplos bem sucedidos de países mais desenvolvidos, e começar a pensar no futuro a MÉDIO e a LONGO PRAZO!

Só para constar, o petróleo é um óleo natural composto de hidrocarbonetos, formado dentro das rochas sedimentares. Esse processo dá-se através da erosão da crosta terrestre – e pelo acúmulo dos restos orgânicos, advindos de destroços vegetais e animais, alojados no fundo do mar há milhões de anos, que se transformaram em petróleo.

Sendo assim, é um bem de consumo FINITO e NÃO RENOVÁVEL.

Espero sinceramente que os nossos próximos governantes levem mais a sério a questão do meio ambiente.
Abs

Um comentário:

  1. Olá Monica, sou eu Carlos da Gamela! ae se puder segue meu blog la blz?

    ta super maneiro o seu! bjaum!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Não gostou? Comente!