terça-feira, 6 de julho de 2010

Vazamento no Golfo do México (parte II)



Li ontem a seguinte notícia:

"EUA tentam salvar 70 mil ovos de tartaruga do vazamento no Golfo do México.
Operação inédita vai levar os ovos para serem incubados a mil quilômetros de distância do desastre ambiental"

E continua...

"Uma das maiores operações para salvar tartarugas marinhas da história será realizada nos próximos dias no Golfo do México, com a retirada de 70.000 ovos de praias sujas de petróleo na Flórida e no Alabama, informaram as autoridades.
Para evitar que as crias se contaminem ao nascer com o petróleo das praias, os ovos serão transportados em caminhões de uma empresa de correio privado 1.000 km até a região de Cabo Canaveral, no Atlântico, e colocados em um depósito para ser incubados sob condições similares às de um ninho na areia, informaram funcionários de entidades ambientais.

As praias da Flórida reúnem a maior concentração de ninhos de tartaruga dos Estados Unidos. As tartarugas dão cria entre abril e setembro, e um grande número de ninhos fica na região noroeste deste estado do sul dos EUA, alcançada pelo gigantesco vazamento de petróleo da companhia petrolífera britânica BP.
O plano de coleta de ovos de tartarugas, que se realiza escavando na areia praticamente com as mãos para não danificá-los, estará em pleno funcionamento em meados de julho e que se estenderá por quatro meses.

Trabalham na operação de salvamento, além da FWC, o Serviço Federal de Pesca e Vida Silvestre (USFWS) e a agência oceânica e meteorológica americana (NOAA).
A NOAA admitiu, por sua vez, que a maciça operação não é a ideal porque muitos ovos poderiam sofrer danos por falta de condições adequadas, mas afirmou que não fazê-lo poderia implicar em perder quase uma geração inteira - quase todos os filhotes de tartarugas marinhas deste ano - na região norte do Golfo. O maior número de tartarugas resgatadas corresponderá à espécie tartaruga-cabeçuda.

Grupos de proteção de animais disseram esta semana que 430 tartarugas, algumas delas de espécies em risco de extinção, morreram até o momento por causa do vazamento de petróleo da BP, iniciado em 20 de abril, e que se tornou o maior desastre ecológico da história dos Estados Unidos."


Repito o que eu disse no outro post sobre o vazamento... Maior desastre ambiental causado por um único país, e por uma única empresa..né?! Pelo menos que eu me lembre.

Dia 20 completam 3 meses de vazamento... Até quando isso vai durar?!
Cada dia que passa, só tenho tido notícias não muito boas, relacionadas a esse assunto.
Espero de coração que isso comece a mudar.
As tartarugas agradecem.
Abs.




Fonte e Foto: Na integra no site IG

2 comentários:

  1. Olá Mônica tudo bem?

    Vim visitar o seu blog e tomei a liberdade de me associar a seus seguidores. Parabéns pelo bog, muito bom. O nosso blog Ciências Agora está a sua disposição para interragir conosco. Venha nos visitar sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mto obrigada pela visita!
    Volte sempre que puder e quiser!!
    ABS

    ResponderExcluir

Gostou do post? Não gostou? Comente!