terça-feira, 16 de março de 2010

Caminhada Ecológica




Fotos: Roni Gomes


Para galera da UVA e os demais que estiverem afim de um programa mais natureba no fim de semana; Vai rolar uma caminhada ecológica no Parque do Grajaú (Reserva Florestal do Grajaú (Decreto n.º 1.921 de 22/06/78) )

Data: 27/03
Horário: 9:30h na entrada do Parque


Informações sobre a Reserva Florestal Do Grajaú

A Reserva Florestal do Grajaú foi criada por meio do Decreto Estadual nº 1.921, de 22 de junho de 1978, atendendo a uma reivindicação dos moradores do bairro e da Sociedade dos Amigos da Reserva do Grajaú. Sua denominação foi alterada para Parque Estadual do Grajaú através do Decreto Estadual nº 32.017, de 15 de outubro de 2002, em atendimento ao artigo 55 da Lei Federal nº 9.985/00, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

A área, de aproximadamente 55 hectares (0,55 quilômetro quadrado), era de propriedade de uma companhia imobiliária até 1975, quando foi transferida para o Estado em pagamento de dívidas da empresa com o governo Estadual. Mais tarde, com a ocorrência de graves deslizamentos de terra provocados pelas chuvas de 1966 e a desocupação da encosta, foi dado início ao reflorestamento da área que, no entanto, não foi bem sucedido, havendo ainda extensos trechos infestados pelo capim-colonião (Panicum maximum).

A cobertura florestal mais significativa se restringe ao trecho inferior do vale do Rio dos Urubus, e lá são encontradas muitas espécies exóticas convivendo com as nativas. As espécies nativas mais comuns são figueira, embaúba, carrapateira, ipê-amarelo, cedro-branco e pau-d’alho. No interior da mata podem-se ver, facilmente, orquídea, jurubeba e caiapiá, esta uma espécie ameaçada de extinção. É digno de nota, ainda, a vegetação rupícola, composta predominantemente por orquídeas e bromélias muito resistentes ao calor.
A fauna, apesar de bastante reduzida, devido à perda de cobertura vegetal, ainda apresenta importantes espécies, como cachorro-do-mato, preá-do-mato e mico-estrela, entre outros. As aves mais encontradas na região são saíra-azul, saíra-amarela, juriti, beija-flor (Amazilia fimbriata e Eupetomena macroura), urubu-caçador, gavião-carijó e tiribas, ameaçadas de extinção, dentre outras.

Fonte: IEF - Fundação Instituto Estadual de Florestas


Para quem não sabe, o endereço do Parque é Rua Comendador Martinelli, nº 742, Grajaú, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20561-060
Telefone: (21) 2576-4296


Desde Janeiro/2007, o Parque Estadual do Grajaú está sob regime de gestão compartilhada com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

3 comentários:

  1. Olá, Mônica!
    O Igor Liporase me enviou o link do seu blog e estou eu fazendo uma visita. (rs) Gostei bastante do caráter ambiental que você dá a ele. Interessantíssimo! Acabei de ler a respeito dessa caminhada e confesso que fiquei com vontade...(rs)

    Vi também que você disponibilizou o link do ILHA em FOCO na sua home. Só tenho que lhe agradecer.

    Parabéns pelo blog, e irei acompanhá-lo!

    Obs.: Vamos depois conversar a respeito do Movimento contra o Terminal Pesqueiro? Gostaria que você participasse também.

    Um beijão
    Allan Marchione

    ResponderExcluir
  2. A caminha vai ser boa mesmo, mas temos que chegar ate o pico... A vista compensa o esforço! rs

    ResponderExcluir

Gostou do post? Não gostou? Comente!