quarta-feira, 24 de março de 2010

Entrevista com o Biól.Gustavo Neder




Bom, como hoje a criação de animais silvestres e exóticos está "se popularizando" resolvi entrevistar um amigo e formando em Biologia que tem um imenso carinho por qualquer tipo de animal - principalmente se esse animal for um réptil - para esclarecer algumas dúvidas e curiosidades.

O Gustavo trabalhou comigo, na área de educação ambiental ano passado (2009) num hotel fazenda; ele levava os animais e a gente apresentava todos eles para as crianças, jovens e adultos hospedados no hotel. Era um trabalho bem divertido.

O Guga possui nada mais, nada menos que:
Uma iguana, jibóias, caranguejeira, uns escorpiões, muitos peixes, salamandras e uma tartaruga.
Ufa!

Então a entrevista...

Mônica:Quando começou a paixão por animais exóticos?
Guga:"Eu sempre me interessei por animais! Acho que por ter nascido e sido criado até meus cinco anos em uma fazenda isso proporcionou a mim experiências muito boas. Lembro de ter tratado de muitos animais que eu e meus familiares encontrávamos feridos. Um desses era um gavião carcará (Caracara plancus). Ele foi pego no chão após uma chuva bem forte que arrebentou o ninho onde estava.
E daí em diante não parei."

M:Qual foi o primeiro animal que começou a criar? E agora quantos têm?
G:"Bom, eu comecei com um animal e que não é propriamente exótico. Isso porque ele também é encontrado no Brasil e isso o caracteriza como silvestre. Esse animal foi uma iguana fêmea. Eu a ganhei quando tinha meus 19 anos. Quando eu a recebi ela parecia uma lagartixa de parede! Mas logo se desenvolveu e hoje tem 1,30m e é linda.
Hoje eu devo ter entre todos uns sete."

M:Como sua família reagiu, quando decidiu criá-los?
G:"Isso foi muito engraçado já que, eu sempre tive receio de colocar um animal como uma cobra dentro de casa e meus pais falarem para eu soltar logo em seguida. Mas como passar do tempo eu reparei que não iria encontrar muita resistência pelo meu pai mas sim pela minha mãe. Hoje pensando eu até dou razão a eles por não me deixar ter alguns animais que queria quando era pequeno. Hoje vejo que é uma grande responsabilidade criar um animal, se já ele qual for! Temos que proporcionar o melhor tratamento possível a eles. E sei que quando era pequeno eu acabaria não levando isso a sério."

M:Como você cria todos eles? É difícil mantê-los saudáveis?
G:"Eu os mantenho em terrários e viveiro. Cada um apresenta características especificas para as necessidades de cada espécime, como por exemplo, os recintos dos répteis possuem aquecimento e iluminação UV-A e UV-B natural ou artificial. Tudo para manter uma saúde perfeita dos animas.
A dieta também é bem diferenciada. E para suprir as necessidades eu conto com criação de porquinhos da índia, baratas silvestres, larvas de besouros do amendoim, Daphinias, peixes e uma horta para suprir as necessidades dos herbívoros. Não é difícil mante-los saudáveis. Mas para isso é necessário ter um mínimo de conhecimento sobre cada espécie e até mesmo sobre cada animal e seu comportamento."

M:Já encrencaram alguma vez, por você estar com o animal em algum lugar público?
G:"Sim! Isso é bem freqüente até! Mas tenho reparado com freqüência nas pessoas que encrencam que elas chegam a esse ponto por falta de conhecimento. As vezes por terem um preconceito que foi consolidado dês de quando eram jovens! Isso por que as pessoas mais antigas da roça diziam, por exemplo, que as cobras eram animais maus que chegavam ao ponto de perseguir uma pessoa para mordê-la caso a visse! Assim como algumas espécies de lagartos poderiam matar uma pessoa somente com o olhar.
Isso vem sendo repetido por várias gerações e acaba alimentando a imaginação das pessoas. Pena que muitos ainda acreditam nisso e acabam julgando mal esses lindos animais."

M: E as licenças do IBAMA?
G:"Dentre todos os meus animais apenas as jibóias possuem licença do IBAMA. Os outros chegaram até mim por doações de amigos e parentes ou mesmo adquiridos por mim via negociação com amigos. Infelizmente e mercado de pets silvestres no Brasil é muito fraco! Isso graças ao IBAMA que tenta dificultar e desestimular de várias formas possíveis a criação e comercialização das espécies silvestres Brasileiras. Nos poucos lugares que esses animais são comercializados os preços chegam a ser abusivos. A burocracia enfrentada por quem se interessa a abrir um criatório comercial, ou por quem quer possuir a licença de venda desses animais em sua loja é muito grande. Desta forma eles não fazem nada mais do que aquecer o mercado do tráfico de animais.
Uma coisa não podemos negar, a criação de silvestres como pet vem crescendo a cada ano e quem tem arrecadado a grande parte do lucro gerado por inúmeras negociações não é o governo. Já que a ilegalidade de uma atividade extremamente lucrativa e de importância na conservação de espécies e que poderia ser legal é gerada pelo próprio governo!"

M:Como as pessoas que te encontram, e têm o primeiro contato com o animal, lidam com isso?
G:"Normalmente reagem demonstrando muito medo. Mas isso logo passa quando a pessoa adquiri mais confiança nela mesma e no animal. Eu sempre deixo bem claro para as pessoas que os animais possuem capacidade para desferir uma taque a qualquer momento. Mas que isso só acontecerá se si sentir ameaçado ou for machucado.
Depois de algum tempo todo mundo relaxa passa curtir a presença do animal."

M:As que reagem negativamente, você acha que com mais informações sobre o animal, elas mudariam de opinião?
G: "A grande maioria muda de opinião! Principalmente se for uma adolescente ou criança.
Normalmente as pessoas que reagem negativamente são adultos, mais velhos. Mas isso não é uma regra!!!"

M:E o trabalho de educação ambiental, principalmente com crianças, acha que funciona?
G:"Acho que é com quem mais funciona! A medida em que ficamos velhos nos tornamos um pouco mais teimosos e desconfiados. Isso acaba se tornando um bloqueio em muita gente e as torna irredutível em seus conceitos.
As crianças não! Elas estão completamente abertas! Umas com mais facilidade do que outras. Mas sempre em grande maioria dispostas a abraçarem novas idéias. E isso as torna pequenos disseminadores desse conceito de educação."


Primeiro, agradeço ao Gustavo por participar do Milieu Natuur, sempre me ajudando e como sempre, atencioso.
E à vocês, espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas e acabar com a curiosidade sobre a criação de animais exóticos e silvestres. Répteis pelo menos, né?!

As fotos foram cedidas para o post, pelo Gustavo. (e pra uma delas EU mereço os créditos!!)
Abs

9 comentários:

  1. otima a entrevista, sou amigo de faculdade do gustavo e vejo o carinho e cuidado que ele possui para com seus animais ... coisa de pai mesmo rs.
    Animais exoticos são otimos em termos de educação ambiental tendo em vista o impacto que eles causam, não é todo dia que uma criança tem a possibilidade de ter um contato tão direto com uma cobra ou lagarto, e isso realmente ajuda a fixar qualquer ideia a ser passada. Ele ta de parabens pelo trabalho!
    -Vitor Rocha

    ResponderExcluir
  2. parabens pela entrevista... o GUGA eh um grande amigo, tem um carinho todo especial com seus "filhotes" msm... chega ser chato... graças a ele eu tb comecei a me interessar pela criaçao d repteis, e sou apaixonado pelos animais... Infelizmente o preconceito para com esses animais ainda eh muito grande, o q dificulta ate a propria criaçao, mas isso vem mudando com o passar do tempo, e tenho a esperança d q isso possa ser observado melhor, naum soh pelo ibama, mas tb pelas outras organizaçoes q visam a criaçao com qualidade eo respeito merecido para nossos animais..
    parabens Guga.. parabens EcoDiario

    ResponderExcluir
  3. Ae iiiiiiiiiiii conheço esse doido ae, gente muito fina, dedicado ao que faz, é maluco mas tem futuro abraços companheiro.

    ResponderExcluir
  4. grande Guga! sem comentários, pois vc é o cara!
    valeu Monica, pelo espaço gentilmente sedido a essa figura espetacular, que entende muito, e que sempre leva esse trabalho muito a sério. espero que todos aqueles colegas que tem muito a dizer colaborem tbm com suas experiencias de trabalho. para nossas crianças mudarem o Mundo, precisamos fazer isso aí. valeu mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Bruno Zagallo:
    Valeu Gustavo!! a iguana ta linda hein...parabéns e continue assim, cuidando muito bem dos animais e promovendo a educação ambiental, tão importante hoje em dia. E parabéns Mônica por esse espaço muito interessante, criativo e útil, para nós biólogos.

    ResponderExcluir
  6. Vocês ficaram satisfeitos com o depoimento do Guga? Eu, muito mais!!!! Sou o pai dele, e tenho um imenso orgulho da trajetória pessoal e profissional que o Guga vem trilhando.
    Sua dedicação à bicharada não é exotismo, é fruto de um profundo sentimento ecológico, fundamental ao entendimento do nosso papel no planeta. Quem se dá à natureza, se dá à humanidade, se dá a Deus!!!
    Vá em frente, meu filho!!!

    ResponderExcluir
  7. Grande Gustavo Neder!!!muito show esse blog! meus parabéns Monica!! Belo espaço para que todos mostrem opiniões e conhecimento,apresentando o verdadeiro lado dos animais.tbm conheço esse grande Guga, e foi com ele q eu passei a entender mais sobre os silvestres, que até então tinha medo. passei a admirar muito esse mundo fantástico que é a Biologia. até ando pensando em fazer este curso...valeu pelo espaço! muito bom mesmo! Guga, espero q continue assim, gostando do q faz, e ensinando à todos verdadeiro valor dos silvestres.

    ResponderExcluir
  8. Parabénssssss, Guga!!! Tenho muito orgulho e admiração pela pessoa que vc é. Se hoje respeito e gosto desses animais, devo isso a vc.
    E parabéns, Mônica! :)

    ResponderExcluir
  9. Adotei o "filhote" (pois considero-me sua mãe de coração) assim que o conheci, com menos de 10 anos. Ele, sentado na rede na varanda de sua casa e eu, invasiva, sentei-me ao seu lado. Naquele dia, aprendi com ele, no livro que folheava, sobre dinossauros. Foi amor à primeira vista. Seu futuro já estava traçado.
    Me orgulho, muito o admiro e respeito, e torço pelo seu sucesso!!
    Agradeço por esse presente de Deus!
    Vá em frente, meu filho!!!
    E conte comigo, sempre.
    Ana Maria

    ResponderExcluir

Gostou do post? Não gostou? Comente!