sábado, 24 de abril de 2010

Instituto Rã-Bugio para conservação da biodiversidade


Foto: site Instituto Rã-Bugio


Quem ainda não ouviu falar, vai ouvir agora!
O Instituto Rã-Bugio é uma ONG ambientalista de Santa Catarina, Jaguará do sul. Foi fundada em 2003 para "legalizar" o trabalho de educação ambiental que desde 1998, os responsáveis pela instituição, já faziam. O nome “Rã-bugio” é devido a uma espécie de rãzinha (Physalaemus olfersi) que ocorre em áreas preservadas da região e os moradores utilizam este nome por causa do coaxar, que lembra o macaco bugio.

O Instituto Rã-bugio atua em rede com escolas do ensino fundamental e médio para promover a Educação Ambiental focada na conscientização das crianças e adolescentes sobre a importância dos serviços ambientais das áreas remanescentes de Mata Atlântica, sobretudo na proteção dos mananciais e da rica biodiversidade.


O Instituto já é uma verdadeira referência no trabalho de educação ambiental em escolas e com a sociedade de um modo geral. As ações desenvolvidas por eles visam não só a proteção da Mata Atlântica como também a proteção dos mananciais, que trazem benefícios diretos para a comunidade local, pois garante o abastecimento de água, fundamental para a continuidade do processo de desenvolvimento da região.
Pude ver 3 projetos ambientais em andamento: "Mata Atlântica é qualidade de vida", "Educação Ambiental para sustentabilidade" e "Crianças salvando a Mata Atlântica".
Para continuar com o trabalho, a ONG têm recebido além da contribuição de pessoas físicas que acreditam no trabalho desenvolvido, o apoio financeiro da Fundação O Boticário, PETROBRAS - Programa Petrobras Ambiental e outras empresas e instituições.

Esses patrocinadores têm possibilitado o atendimento de mais de 27 mil estudantes em trilhas interpretativas na Mata Atlântica, realização de exposições itinerantes de banners sobre os anfíbios da região para mais de 500 mil alunos de escolas e universidades de SC e PR, edição de cartilhas didáticas para estudantes da região norte de SC, realização de mais de uma centena de palestras para professores e alunos e várias publicações científicas.

Informa o site do Instituto.

E aí, valeu a pena conhece-los?
Existem muuuuito mais informações no site do Instituto Rã-Bugio.
Dá uma olhada lá!
Abs

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela divulgação do nosso site, Mônica. Nossa motivação vem de pessoas como você que amam a natureza de verdade. Parabéns por este Blog dedicado a uma causa tão nobre e tão difícil de ser defendida neste nosso País.

    Abraços,
    Germano

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço a visita e o trabalho de vcs em SC!!
    Abs

    ResponderExcluir

Gostou do post? Não gostou? Comente!